sexta-feira, junho 16, 2006


DAR E RECEBER SÃO ARTES

12 Comments:

Blogger Pippa said...

minha querida, tudo na vida é uma arte. é preciso saber receber, humildemente, e é preciso saber dar, sem esperar nada em troca, apenas com o coração sobressaltado ao constatar o contentamento de quem recebe. é uma arte também apreciar as pequenas coisas que a vida nos dá, saber ficar feliz por cheirar uma flor, por ver um pardal no peitoril da janela, até por ver um caracol numa parede em dias de chuva. mas acima de tudo, é uma arte sabermos dar mais de nós próprios em cada dia, fazendo-o com alegria e com o espírito aberto, conspirando cada dia para que o mundo seja um lugar melhor, se não para todos, pelo menos para nós próprios e para os que mais amamos e nos rodeiam. espero que tenhas tido um bom feriado, e que o fim de semana seja bom! :) beijinhos

16/6/06 20:27  
Blogger Momentos said...

Filipa, deixaste-me sem palavras. so posso dizer: sem cometários :)Um bom fim de semana tambem Beijinhos!

16/6/06 21:02  
Blogger Pippa said...

começo a gostar desta "amizade" ;)
isto é muito melhor que um chat (brincadeirinha)!
adoro trocar ideias contigo,até porque honestamente já me chateava um bocado só poder dar a opinião sobre coisas tristes...mas adiante!
e para ti, o k é uma arte?

16/6/06 21:18  
Blogger Momentos said...

ops... Dra Filipa... acho que estou a ficar engasgada. Realmente tudo na vida é arte. É um apelo aos 5 sentidos. É preciso sensibilidade, criatividade, espirito critico, humildade, persistência... mas acima de tudo é como deixar se levar por um estado de semi inconsciência e deixar fluir o sentir da alma. Qualquer dia, quem sabe, cruzamo-nos por aí e... filosofamos horas horas... Tu ensinas me a intuiçao jurídica e talvez eu te possa ensinar a cor do caminho de vida, ou umas primitivas e integrais, ou quem sabe fazer te uma massagem ou ensinar te como se usa uma pedra para "cabular" ou até... música!Engraçado que quando comento para ti imagino que estamos a conversar e até esqueço que outras pessoas vão ler... mas acontece-me neste mundo dos blogs criar empatias com as pessoas pela sua forma de escrever... opinões sobre coisas tristes... isso acontece... mas é horrivel, a meu ver, ter esse tipo de "discussões" por este meio sem olhar as pessoas nos olhos... penso que te estás a referir a uma discussão acessa num outro blog.Uma boa noite para ti.Beijinhos
p.s... sabes uma coisa engraçada, li o teu primeiro comentario, concordei contigo mas apesar de tudo senti que estavas com um estado de espirito diferente Posso estar enganada, como é óbvio.*

16/6/06 22:48  
Blogger Pippa said...

sempre muito perspicaz...
bem, vamos por pontos. qt à tal discussão acesa, também acho horrível não ser tida pessoalmente...mas hás-de concordar que tal não é possível quando não se sabe quem são as pessoas em causa...logo, só me resta aquele meio...
também me esqueço que os outros vão ler o que escrevo aqui, mas como não estou a dizer nada de mal, não me importo...acho até alguma piada! questiono-me o que lhes passará na cabeça...
sim, estou um bocadinho murcha...lembras-te das tempestades, e por certo ao leres o meu blog, já deves ter percebido que apesar de sensível sou muito impulsiva e que muitras vezes digo e faço coisas sem pensar. pois, esta semana repeti a "graça", só que isso saiu-me muito caro...perdi alguém muito especial para mim, e isso dói muito. daí que talvez tenhas sentido que aquilo que disse no comment foi a teoria...pq aquilo que pus na prática revelou ser o oposto, e estou agora a pagar por isso. mas tento retirar daí mais uma lição...

16/6/06 23:23  
Blogger Momentos said...

Mas realmente as pessoas nao se darem a conhecer é complicado porque isso pode gerar uma certa tensão no dia a dia, penso eu...Passamos por um colega... sera que é este? mas eles sabem quem tu es...Nao devia ser assim...mas é! Certas perdas que pensamos ser irrecuperaveis ate podem nao ser. Alias nunca temos certezas de nada. Tambem um amigo que julgamos para toda a vida pode nao ser. Nós por vezes projectamos muitas coisas nas coisas e pessoas. Repara quando gostamos de alguém parece que so vemos qualidades e quando nao gostamos so vemos defeitos e isso fecha as portas a muita coisa. É como tu teres visto por exemplo um pc que gostavas muito de ter, entao vais começar a por defeitos no que tens e no fundo ele até tu veres o outro servia lindamente. Entendes o que quero dizer? O ser-se impulsiva é como tudo pode ser bom ou mau. Há é que tentar ver as coisas melhores. Mas é como o povo diz :"há males que vêm por bem". As vezes magoamo-nos mas sempre fica a lição e secalhar mais tarde ate percebemos que foi um bem as coisas terem acontecido desse modo. É logico que es humana e custa!.Filipa... é tao facil a teoria... agora a pratica... e é tão facil dar conselhos aos outros... agora vermos nos mesmos as coisas.... Também digo aqui muita coisa que EU penso ser acertada para a minha maneira de ser mas não quer dizer que eu cumpra a risca tudo isto! Sou imperfeita, procuro melhorar mas de vez em quando levo na cabeça! e doi! Tenho tido fases bem complicadas... as vezes o meu espirito guerreiro esta afonico de tanto gritar que nem o oiço ( ca para nos... finjo nao ouvir) Mas é tudo isto que da sabor à vida. Muitas vezes sinto me desenquadrada.. acho que ja disse isto aqui... e ate me apetece fugir... mas nao vale apena! Vai se fazendo o melhor que se sabe...Beijinhos! E ... sorri :)

16/6/06 23:45  
Blogger ATG said...

"Dar e Receber,
devia ser a nossa forma de viver,
Dar e Receber"

by António Variações

17/6/06 09:02  
Blogger PedroSilveira said...

Alex o que o Variações dava e recebia...! Brincadeirinha. ;P

Não acho que tudo seja uma arte, ou então a verdadeira arte, a pelo menos assim designada há seculos, perderia o sentido. Acho é que costumamos ver em tudo (principalmente em tudo o que temos de fazer) "a arte de". O que nem é mau de todo! :)

Gostei do blog.Voltarei.

:)* []

18/6/06 03:04  
Blogger Momentos said...

dj, nos estamos sempre a dar e a receber, não sei as vezes é se é da melhor forma. Às vezes damos porque queremos receber, outras vezes o que queremos receber vem de quem nós não queremos, outras vezes nao somos suficientemente humildes em receber e orgulhosos para dar... enfim... é uma confusão e nunca estamos satisfeitos. O ideal seria receber e dar sem condições e estarmos gratos por tudo o que temos.

18/6/06 17:46  
Blogger Momentos said...

pedrosilveira,muito obrigada pela tua visita.Sempre tive muita dificuldade em pôr "rótulos" a certas coisas, principlamente sentimentos e emoções porque tenho a sensação que as pessoas pensam e sentem de maneira diferente.Penso que esta maneira de nos comunicarmos por meio da escrita entao ainda é pior. Repara o quanto tudo pode ser relativo. Nós gostamos de alguém quando essa pessoa vai de encontro a certas expectativas nossas, a certas maneiras de ser nossas, se nos trata bem... e dizemos que nao gostamos de uma pessoa quando ela nos trata mal, quando tem uma maneira de ser muito diferente, ate as vezes mesmo uma educação muito diferente... e é às vezes por aí que escolhemos as nossas amizades e os nossos relacionamentos. Acontece porem que se um amigo tem a coragem de dizer o que precisamos de ouvir e nao o que queremos ouvir começamos a questionar um pouco a nossa afeiçao por essa pessoa. O ideal, utópico se quiseres chamar, seria termos uma capacidade de aceitação perante as pessoas e uma grande auto estima para vermos as coisas de outra maneira. Quantas vezes pomos amigos contra a parede se eles foram contra nos e a favor de outros em lugar de analisar a situação e humildemente aceitarmos certas coisas que precisamos aprender... bom... ja estou aqui a divagar isto tudo para dizer o seguinte: fui ao dicionário ( sim obrigaste-me a fazer uma perquisa) e fui ver o que dizia sobre arte e aqui vai:aplicação do saber à obtenção de resultados práticos; conjunto de processos mais ou menos ordenados para atingir um fim; actividade que acrescenta algo à natureza; actividade de produção de coisas belas; ofício; profissão; modo; forma; habilidade; talento; dom; astúcia... depois tinha varios tipos de arte entre elas obra de arte; trabalho artistico bem feito e que vale pela beleza concepção etc... a titulo de brincadeira tambem descobri: artes liberais- as que requerem estudo e aplicação da inteligencia (medicina, advocacia, etc). Isto só para dizer que no fundo uma certa palavra pode dizer a cada um de nós diferentes coisas. Penso que a maioria de nós quando fala em arte relaciona com o que atras tirei do dicionario ser "obra de arte". Não estou a dizer que estas errado so pretendo dizer que as vezes pensamos que estamos a expressarmo nos tao claramente mas a outra pessoa tem conceitos diferentes. É logico que não vamos ficar aí a medir palavras e a ter receio de falar ou escrever mas que pode acontecer sermos mal intrepretados pode. E isso ha que se aceitar.Quando alguém me pergunta: amas-me? Essa é uma das perguntas que para mim tem uma resposta dificil. Porque eu posso amar uma determinada pessoa à minha maneira mas nao ser a maneira que a pessoa espera de mim. E isso é muito dificil esclarecer. As coisas têm o peso que lhes quisermos dar.Tudo é relativo. Tão relativo que pensamos que a matematica é uma ciência exacta e não é! Repara... supoe que pedias a um topografo para te fazer um mapa de uma superficie curva... ele vai fazer N mapas para se aproximar da representação mais proxima dessa superficie curva mas nunca chegara la! Claro que aceito a tua visão de "arte", foi aquela que te foi dada a conhecer... mas podem existir outras.Espero que realmente voltes... gostaria de discutir contigo certas ideias. Isso nao quer dizer que tenha opiniao formada acerca de tudo mas... gosto de uma boa "discussão". Beijinhos

18/6/06 18:32  
Blogger cm said...

Dar e receber é a arte de amar..

28/6/06 01:34  
Anonymous Anónimo said...

aqui tranbordas de amor pela vida tens a arte mais béla do mundo que é ofreçer ou partilhar sem perguntas e a tua alma aqui vou-a de alegria .rui fz

4/7/06 14:00  

Enviar um comentário

<< Home