quarta-feira, junho 14, 2006

É NA NOSSA MENTE QUE COMEÇAM AS PIORES TEMPESTADES

19 Comments:

Blogger poeta_silente said...

Veja o comentário que fiz na figura anterior. Ele se refere às duas últimas imagens.
Nossa cabeça também depende do outro. Não vivemos sozinhos. "Toda a ação, provoca uma reação". Precisamos saber todos os lados da questão.
by JU

14/6/06 16:20  
Blogger poeta_silente said...

Comentei sobre teu Blog na postagem que fiz, neste instante. Se lá fores, verás. Espero que gostes.
By Ju

14/6/06 16:34  
Blogger Momentos said...

Realmente não vivemos sozinhos, e como disse no outro comentario somos inflenciados por uma serie de coisas Acredito nessa lei da acção/reacçao assim como na da ressonancia....Cabe-nos no entanto procurar a melhor forma de "digerir" as coisas, a atitude de possivelmente nao remoermos de aceitarmos e tentar mudar. Isso porque eu tambem penso que nós somos quem escolhe os caminhos. Acredito no livre arbitrio. Acredito que somos responsaveis por tudo o que nos acontece. Agora a forma como interagimos com tudo o que nos rodeia tem de ser de acordo com aquilo que sentimos. É dificl mas por exemplo nós so nos magoamos se nos quisermos magoar. Nós só somos vitimas se dentro de nós houver abertura para nos fazerem mal. Pessoas com sentimentos de culpa vão atrair para si pessoas e situações que as façam sentir assim. Pessoas demasiado protectoras vão atrair pessoas que precisam de protecção. É a forma como eu entendo o equilibrio do Universo! Para mim uma depressão é como um grito de alerta para a mudança, é a manifestação física. Quando se dá a manifestação física para abrirmos os olhos outro tipo de "corpos" já estão afectados.Sinceramente isto daria pano para mangas. Digo só o seguinte: eu não sou dona da verdade, cabe a cada um procurar entender o que precisa para viver em harmonia. Não existem muitas religiões? Muitas terapias? Muitos gostos? Isso porque cada um se identifica com o que se sente melhor. Beijinhos!

14/6/06 17:40  
Blogger Inês Diana said...

De facto muitas vezes somos responsáveis pelos nossos próprios pesadelos e vitimas dos nossos próprios actos!
É como dizes… as acções provocam reacções e eu acredito que somos em grande parte responsáveis pelo que nos acontece.
Concordo com tudo o que disseste e acho que só tenho mais uma coisa a acrescentar: Quantas vezes não fazemos uma tempestade num copo de água?
Cabe a cada um de nós parar para pensar e descobrir o que quer da vida.. e depois agir de acordo a essa convicção, da forma que achar mais correcta :)
Beijos

14/6/06 18:30  
Blogger poeta_silente said...

Sucesso
Li teu comentário no Blog. Mas não entendi muito bem o que quiseste dizer, quando te referiste ao meu comentário no teu Blog,em relação com o fato de perceber o que a pessoa passou na vida, através das imagens que cria ou que expõe. Tenho, à esquerda, um link para enviar e-mails pessoais, onde a pessoa que quer fazer algum comentário e não deseja que seja público, pode postar sua idéia ou falar o que quiser. Deixo, aqui, o pedido para me enviares, sem nenhum constrangimento, a tua dúvida.
Quanto ao "protetoras" quis dizer que, até ler as várias coisas que escreves, era-me praticamente impossível saber se estava falando com um homem, ou uma mulher. Um brasileiro ou um estrangeiro. Não digo que divulgues teus dados... isto nem mesmo seria prudente.
Mas esclareceres de que país és, se és mulher ou homem, e mais alguma coisa a teu criterio, seria interessante para quem visita teu Blog. Quanto à isto, é claro, a escolha é tua.
A proteção não está em nos escondermos, mas, sim, em nos defendermos com os meios que temos.
Não estou te criticando... Muito pelo contrário. Apenas colocando minha opinião singela.
Mais uma coisa importante: és uma mulher MUITO inteligente. Muito mesmo. Percebo pelas tuas colocações. Parabéns.
by Ju

14/6/06 19:21  
Blogger ATG said...

Será que é mesmo assim tudo tão linear? Conheço uma psicóloga que defende que tudo depende do nosso ponto de vista. E atribuirmos-lhe ou não importância, idém. Será que é mesmo assim tão simples?

14/6/06 19:47  
Blogger Pippa said...

este não vou comentar...pior mente para criar tempestades que a minha não deve haver...e acredita que isso me traz imensos dissabores! sim, é que apesar de sensível, esta miúda também é um tanto ou quanto para o paranoico...ou então, como alguém me costumava dizer: sou uma boa realizadora de filmes! se bem que eu inclino-me mais para argumentista... ;)
continua, gosto imenso do teu blog e do conceito...tenho de aproveitar para actualizar o meu..talvez hoje. beijinhos

14/6/06 20:46  
Blogger Momentos said...

inês diana, também concordo contigo quando dizes que por vezes fazemos uma tempestade num copo de àgua, alias acho mesmo que somos peritos nisso. Talvez isso venha das nossas inseguranças, medos, dúvidas e do apego que temos ás coisas e pessoas... beijinhos

15/6/06 00:07  
Blogger Momentos said...

poeta_silente penso que brevemente receberas a minha visita no teu mail. A questão não é bem esconder-me... como ja disse o blog começou com uma determinada intenção e nem eu mesma sabia se iria por diante ou não. Mas as coisas mudaram,porém não achei importante dar-me a conhecer como sendo homem ou mulher, alias tentei manter-me o mais neutra possivel durante o tempo que foi possivel. Pensei eu que para este tipo de abordagem isso não seria importante assim como saberem mais coisas de mim. Só no intuito também de sentirmos que não é o facto de se ser homem ou mulher, estar em Portugal ou no Brasil que faz as pessoas diferentes em certos aspectos. O importante seria mesmo discutir ideias de uma forma aberta e neutra. Ate porque a "guerra dos sexos" ainda continua! :) Bom... agora ja sabem que sou mulher e vivo em Portugal.Muito obrigada pelos teus elogios e carinho.

15/6/06 00:19  
Blogger Momentos said...

Dj... simples não é mas la esta outravez o espirito do guerreiro à espreita. Há que lutar pelas coisas, pelos nossos ideais. Se estamos mal temos de fazer algo por nós. Eu concordo que realmente as coisas tomam as dimensões que lhes quisermos dar. Por vezes não é facil contornar isso devido a toda uma vivencia que está para tras, mas nada como lutar pelas coisas. Por vezes quando vejo que estou com sentimentos demasiado negativos tento pensar em outras coisas ou ate beliscar me para o pensamento se direccionar para a dor. Mas entendo que certos estados de espirito simplesmente aparecem quando menos são desejados e aí o melhor é tentarmos perceber de onde eles vêm. Repara, vou tentar explicar atraves de exemplos: supoe que uma pessoa atropela um gato, se essa pessoa gostar de animais vai dramatizar se nao gostar nem se importa. Outro : supoe que uma pessoa chama a outra de ... parva, se a pessoa for insegura é capaz de ficar a remoer nessa situação e secalhar nem se aperceber que era uma brincadeira. Quando alguém morre, as pessoas mais chegadas concerteza sofrem mais do que as menos chegadas porque têm uma quantidade de recordações e a cabeça não pára. Porque é dificil meditar? Porque serenar o pensamento não é de todo facil e atras disso vêm as emoçoes e os sentimentos. Tenta parar de pensar... e depois anota por onde andou o teu pensamento e as sensações que te causou. Na minha opinião há que tentar disciplinar a mente e tentarmos afastar de nós o que não interessa. Muitos dos mal entendidos vêm dos "filmes" que fazemos. das más intrepretações, dos nossos estados de espirito. A meu ver realmente as coisas tomam as proporçoes que lhes quisermos dar e é logico que muitas vezes instala-se o caos e aí... é dificil controlar. Já não sabemos ate como se desencadearam as coisas.Muito haveria realmente para dizer... mas gosto de concluir, isto é a MINHA maneira de ver as coisas e tem a ver com a aprendizagem que tenho feito na minha vida.

15/6/06 00:35  
Blogger Momentos said...

Filipa, não sei se leste o que comentei. As pessoas sensiveis têm mais problemas com estas "tempestades", acho eu. Tenta aprender a meditar, tenta aprender a viver no aqui e agora... é dificil aprender mas podemos sempre tentar. As coisas têm todas uma razao de ser mas tambem não devemos especular. O nosso primeiro pensamento acerca de uma coisa costuma ser o mais certeiro. Ainda não esta "poluido" pela mente.Beijinhos

15/6/06 00:39  
Blogger Maresi@ said...

Oi:))) Vim agradecer tua visita ao meu Blog e visitar o teu... Esse tema que abosdas é sem duvida alguma mt polémico que o digam os psicologos ...Deixo novo convite...tens la novidades

Beijo com sabor a Mresi@

15/6/06 00:41  
Blogger Inês Diana said...

Sucesso
Parece-me que andas a fazer o mesmo tipo de "caminho" que eu... ;)
Quando escreves "Porque é difícil meditar? Porque serenar o pensamento não é de todo fácil e atrás disso vêm as emoções e os sentimentos. Tenta parar de pensar... e depois anota por onde andou o teu pensamento e as sensações que te causou.", sei bem do que falas! Esse pormenor de anotar os passos que a nossa mente deu enquanto vagueava parece-me um bom exercício! :)

Esta procura e consequente aprendizagem veio dar-me mais certezas, libertar-me de alguns medos e dúvidas... é, como tu mesma dizes, "a MINHA maneira de ver as coisas e tem a ver com a aprendizagem que tenho feito na minha vida". Subscrevo-te ;)

O ser humano deveria evoluir no sentido de nascer com seus instintos e ir afinando as suas reacções através da experiência... mas hoje em dia cresce-se com uma série de "certezas" pré-concebidas e levamos o resto da vida a pôr de lado aquelas que, aprendendo a confiar no instinto, percebemos estarem erradas! Não achas? ;)

Dizes que "O nosso primeiro pensamento acerca de uma coisa costuma ser o mais certeiro"...
Eu costumo dizer que "o primeiro instinto é sempre o mais justo, é mais verdadeiro". :)

Beijos

15/6/06 03:25  
Anonymous Anónimo said...

A nossa mente, ou melhor dizendo a mente de cada um de nós, é um leitor de gravações do passado, muitas delas infelizmente que nos condicionam permanentemente. Por muito que os Psicólogos as descubram, carregam contudo o facto de não solucionarem tais condicionalismos. E porquê? Porque damos-lhe o valor que damos, e só cada um, fruto de novas vivências, as poderá apagar da sua mente. Deixar de pensar nas tais "gravações infelizes", ou meditar, apenas soluciona temporariamente. A gravação continua lá. Dou um exemplo, quem nasceu e viveu toda a infância e adolescência em clima familiar adverso (falta de amor, carinho) tem de forçosamente ser uma pessoa carente, insegura, egocêntrica, prejudicando a sua mente na avaliação entre amizade, amor, oportunismo,....
O grande desafio deste tipo de pessoas, senão de todas, é atingir o sentimento de amor incondicional. Gostar, ajudar, dar, sem o fazer para mais tarde receber. E quantos de nós, não responsabilizamos os outros pelas nossas incapacidades: tu não me ajudaste quando eu tanto precisei. Será que a pessoa podia ajudar nessa altura? também ela própria não passava mal? A vida não pode ser um jogo, uma guerra, mas sim uma recolha de experiências, conjuntas, mas a maioria das vezes de cada um de nós, como seres independentes.

15/6/06 13:34  
Blogger Momentos said...

ines diana , eu penso que de inicio é importante anotar e até tirarmos um dia para nos pormos como espectadores e vermos o tipo de linguagem e pensamentos que nos ocorrem. Muitas vezes isso está na base de grandes questoes que podem ser solucionadas dessa maneira.Depois é tentar mudar o nosso "vocabulário" e tantar acabar com certos pensamentos. O ser humano é um "animal de habitos"!Fomos crescendo sempre om muitas regras e conceitos Quantas vezes ouvi dizer: pensa duas vezes!? O ser humano foi acabando com o seu poder intuitivo. Alias muitas coisas que nos ocorrem pensar nós chamamos de imaginação em vez de intuição. Agora , começar a validar a intuição e fazer a distinção entre as duas não é facil. Por isso tento "prender" um pouco o primeiro pensamento, mas ele as vezes é logo tao bombardeado por outros pensamentos que acaba por se perder. Mas é uma questão de pratica e persistencia e acima de tudo de confiança e não ter medo de errar. Em qualquer altura da nossa vida, mesmo que cometamos erros, nos fizemos o melhor que sabiamos naquele momento. Resta-nos nao no recriminarmos. Outras vezes quando tenho de tomar uma decisao tento perceber se essa decisão tem "coração" Ou seja é benefica para mim e para os outros. Mas a mente está tao mal educada! Pelo menos a minha está. Tem alturas que não se "cala". Digamos que ando em treinos. Pode ser que ela se discipline.As vezes tento concentrar me bem no que estou a fazer em dado momento. Nem que seja descascar uma batata. Tendo sentir a textura da batata, ver o movimento da faca, sentir o cheiro... encontro aí por vezes uma forma de meditar, e deixar os pensamentos para lá!Eu até quando estou aqui a comentar ocorrem-em tantas coisas na cabeça para dizer que as vezes não é de admirar que pareçam raciocinios soltos e pode acontecer que nem façam sentido certas coisas. Peço desculpa por isso.Por acaso conheces aquela música "feitiço"? :)

15/6/06 15:01  
Blogger Momentos said...

pai natal, penso que todos n´so temos "traumas" uns mais graves que outros, uns mais limitativos que outros porque nos dificultam a vida... Penso tambem que os psicologos so podem ajudar na descoberta desses traumas, alguns deles nos nem os reconhecemos, e podem dar pistas. Mas o grande trabalho tem de ser nosso. As coisas, a meu ver, partem sempre de dentro para fora de nós. Não adianta apoiarmo-nos em terapeutas, amigos... e ouvirmos conselhos se não existir uma vontade da nossa parte em nos livrarmos de certas coisas.So se cura quem quer ser curado. Quantos "milagres" ja foram relatados de pessoas que se curaram de cancro? Eu acredito que o nosso organismo tem poder de auto cura e o trabalho dos terapeutas é estimular essa autocura o resto... é connosco e com a fé que damos as coisas.Os traumas, podem ter muitas origens, na educação que tivemos e para quem acredite até em vidas passadas.Agora, repara numa coisa, nem todas as pessoas que nasceram em familias complicadas têm a mesma atitude. Se nessa familia existiu falta de atenção de carinho... nao quer forçosamente que a pessoa vá ser carente. Alias dou te um exemplo: dois filhos, criados debaixo do mesmo tecto, são repreendidos por uma mesma acçao que cometeram. Na altura da repreensao cada um pode aceita-la de maneira diferente. A um pode causar um trauma para toda a vida e o outro nem nunca mais se lembrou do assunto. Penso que é importante tomar consciencia do que pensamos que nos traumatizou, e mesmo assim até podemos estar errados quanto a essa ideia. Podemos pensar que foi por exemplo o castigo que levamos mas no fundo pode ter sido uma palavra dita numa altura que nos apanhou mais vulneraveis ou mesmo uma recordação que foi tão má que simlesmente a apagamos da mente consciente. Por vezes chegar ao cerne da questão, ao que realmente sentimos que nos limita na vida pode não ser uma tarefa facil.Outra coisa, existem pais que nao gostaram da educação que tiveram e aplicam-nas nos filhos , talvez porque noa o saibam fazer de outra maneira ou por uma questao de ... nao queria empregar a palavra vingança mas nao me ocorre outra. E outros pais fazem precisamente o contrario daquela vivencia infeliz que tiveram indo passar a um outro extremo que tambem noa é saudavel. Encontrar um ponto de equlibrio no fundo é o que quase todos tentamos.Na ultima abordagem que fizeste sobre a ajuda... acontece o que ja disse anteriormente... nos buscamos ca fora o que deviamos tentar encontrar dentro de nos. Ficamos na esperança que os outros resolvam os nossos problemas quando isso, para mim é uma ilusao. Pode de certa forma "iluminar-nos" um pouco mas a ultima palavra é sempre a nossa. Claro que concordo que a vida é uma recolha de experiências e as pessoas deviam ajudar-se umas as outras mas quanto ao ajudar nao é bem assim. As pessoas tendem a ajudar por interesse e depois cobram! Poucas são secalhar as vezes que ajudamos desinteressadamente.Realmente quando estamos desesperados e parece que nao encontramos saida, culpamos muito os outros, a sociedade, seja o que for mas isso é humano... arranjar desculpas fora de nós mesmos!Custa aceitar a responsabilidade de pegar nas redeas e conduzir a nossa vida.Um coisa acho importante na vida : sermos autosuficientes em todos os aspectos!

15/6/06 15:28  
Blogger Momentos said...

maresi@ peço imensa desculpa em nao comentar no teu blog, alias peço tambem desculpa a muitas das pessoas que passam por aqui e onde tambem não comento mas às vezes o tempo nao da. Passei por la. Continuas a escrever de uma forma muito própria com uma sensibilidade muito tua! Parabens!

15/6/06 15:30  
Blogger Inês Diana said...

O "Feitiço"?? ;)
Não conheço eu outra coisa!! eheheh :)))

Quanto ao teu comentário:
Não tens que pedir desculpa por te esforçares por ser espontânea!! ;)
Estás num caminho que muita gente não faz por pura preguiça, mas que todos deveriam fazer! :)

É como eu te disse:temos que aprender a ser instintivos, coisa que deveria acontecer de forma natural!
Com a prática torna-se mais fácil...
E passa-se a ver o mundo com outros olhos. ;)

Tens toda a razão quando dizes que nas tarefas mais rotineiras se pode achar uma maneira de meditar! Isso acontece-me imenso e é óptimo para descontrair e até tirar o stress a determinadas tarefas. ;)
Isto ja para não falar de outras coisas que podemos fazer e que ainda são melhores.. tipo pintar, modelar com barro,... :)))

Beijos

16/6/06 05:34  
Blogger cm said...

A nossa mente é poderosa... só que por vezes usamos esse poder de forma errada, em coisas mesquinhas... e o que poderia ser chuva miudinha torna-se chuva tempestuosa... sem necessidade...
Quando isso acontece, lá se vão as colheitas, por vezes do amor, da amizade, de valores tão importantes que deveriam ser regados e tratados e não desvastados, assim de repente!

28/6/06 01:42  

Enviar um comentário

<< Home