sexta-feira, outubro 20, 2006



QUANDO COMEÇA A NOSSA EXISTÊNCIA?

13 Comments:

Blogger justine said...

quando começamos a sentir

um beijo
justine

21/10/06 00:09  
Blogger DBS said...

Cientificamente a partir do momento em que o gameta masculino e o gameta feminino se unem e formam uma nova célula que se desenvolve sosinha e que tomará a forma de um bebé.
Dogmaticamente a partir do momento em que Deus decide premiar os nossos pais com o milagre da vida.

(p.s.denotarei uma subtil tentativa de abordar o tema do aborto?)

21/10/06 18:51  
Blogger Momentos said...

Justine, bom ver-te por aqui de novo.Esta é sempre uma questão um tanto ou quanto de discussao delicada, mas tambem concordo contigo. E quando começamos nós a sentir?Beijinhos

22/10/06 23:42  
Blogger Momentos said...

fantasma da opera, e sera que tudo se consegue explicar de uma forma cientifica?E quando é que sabemos que Deus decidiu premiar os nossos pais com o milagre da vida?Ando ainda muito na idade dos porquês :)
(p.s achas que fui assim tao subtil?)

22/10/06 23:46  
Blogger DBS said...

Eu estudo Direito...para mim não foi assim tão subtil;)
Não nem tudo se explica de modo cientifico e quanto a Deus...simplesmente não se questiona, aceita-se:)

23/10/06 23:47  
Blogger Momentos said...

fantasma da opera...eu sei que nao fui assim tao subtil, e nao sao so os estudantes de direito que cultivam a "intuição" ou lêem nas entrelinhas, ou captam certas subtilezas... mas sei que isso faz parte da vocaçao.Claro que o metodo cientifico esta longe de explicar muita coisa. Podemos nao questionar Deus, podemos aceita-Lo mas Ele pede-nos muitas vezes que nos questionemos para utilizarmos o livre arbitrio que nos concedeu.Através de nós, Deus manifesta-se de muitas maneiras Há que tentar escuta-Lo. Mas sao as minhas opinioes como sempre digo Beijinhos

23/10/06 23:57  
Blogger Ludmila said...

Começamos a sentir a cada instante... a cada segundo que passa...

Senão estagnariamos...

Prefiro renascer a cada instante e respirar um novo ar... Sentir o impacto da claridade... Surpreender-me...

Bjs

24/10/06 18:56  
Blogger Momentos said...

Lunna, realmente a vida é feita de mortes e renascimentos. Renascemos a cada instante. Existem porem renascimentos a que damos mais importancia. São aqueles como o da Fenix. Renascemos das cinzas.Mas existe aquele único momento em que damos conta que todo um ciclo de renascimentos vais começar de novo.Concordo contigo,ha que renascer a cada instante. Mas para isso tambem temos de "sofrer" algumas "mortes". Nem sempre fechamos bem as "portas" para se abrir uma nova. Apegamo nos demasiado a muitas coisas. Beijinhos

25/10/06 14:22  
Blogger Ludmila said...

Quando nasces já tens bagagem... poeira cosmica dentro de ti... O renascimento não implica desapego... Mas sim abrires os olhos para um novo mundo exterior... Não necessáriamente interior... :) As coisas/pessoas que já tens dentro de ti continuam (ou melhor... podem continuar)...

bj

26/10/06 15:43  
Blogger Momentos said...

lunna, eu sei que quando nasço ja trago muita coisa comigo, nomeadamsnte no ADN etc...,Para mim no entanto para rensacer é preciso que algo morra. A percepçao que tenho do mundo exterior tem muito a ver com o meu interior. Tu não "vês" necessariamente as mesmas coisas que eu vejo, ou da mesma forma. Isso, para mim, tem a ver com toda uma serie de experiencias vividas, memorias, trajecto de vida. No que fui aprendendo nesta vida, o desapego a certas coisas é muito importante. Enquanto não nos virmos livres de algumas coisas, quando a bagagem começa a estar pesada, há que deixarmos algo para trás, para novas oportunidades se abrirem, novas experiências. Por exemplo: enquanto tu nao acabares definitivamente e de uma forma interior a relaçao com uma pessoa, dificilmente te aparecerão outras pela frente. Por vezes confundimos nos um pouco porque certas coisas que já estao mortas interiormente insistimos em mante las no exteriror e vice versa.Mas isto são as MINHAS experiências de vida, que não têm necessariamente ser iguais as tuas. Para mim o mundo interior e exterior estão intimamente ligados. Obrigada pelos teus comentarios. Volta sempre. Beijinhos

26/10/06 16:20  
Blogger Pippa said...

fantasma, posso deixar algumas perguntas? :)
1. Deus aceita-se? pk? n s pode rejeitar?
2. como estudante de Dto, tal como eu, acreditas mm em Deus, verdadeiramente?
3. caso afirmativo, o teu Deus é um Deus castigador? se não, qual seria a necessidade do Dto? se foi ele o criador de todas as coisas, pk não ser ele "O Dto" das nossas vidas?
talvez eu até acredite em Deus, não sei. sei k n acredito nas balelas da igreja. de qq modo, Deus para mim será sempre visto um pouco como um cientista k enfiou uma dezena de ratos numa gaiola e k s diverte a vê-los viver, sem s incomodar c o bom ou o mau...
sucesso, minha kerida..imensas desculpas pela ausência, tenho andado extenuada e c montes d coisas na minha vida..prometo k vou estar mais atenta :)
beijinho enorme

31/10/06 01:35  
Blogger DBS said...

Filipa vou tentar ser o mais explicito possivel nas respostas:

1-Deus não impõe que o aceitem, é uma questão de fé. Eu não consigo perceber as pessoas que rejeitam Deus, porque não entendo um filho que rejeita um pai.Contudo é como disse uma questão de fé. Podes rejeitar se quiseres.

2-Acredito obviamente em Deus como já deve ter dado para perceber. O facto de estudar Direito não implica nada com isso, aliás muito do Direito vem das Sagradas Escrituras.

3-Deus não é castigador, Deus já castigou o Homem quando o expulsou do paraíso. O Homem está na terra por sua conta e convive com outros Homens que estão condenados pelo mesmo pecado. Daí a necessidade do Direito: reger a vida em sociedade. Por isso é que não vale a pena acusar Deus pelas nossas desgraças, essas fomos nós que as causamos e por isso temos de as tentar corrigir para poder voltar ao Reino dos Céus. Deus já foi "o Direito", basta lembrares-te que o Direito Divino era considerado o Direito que regia todos os outros Direitos.

Agora é uma questão de Fé. Eu percebo que para alguns Homens seja mais facil ver o ser humano como uma evolução do macaco porque essa história lhes limpa a consciência dos seus actos. Eu como não acredito em evoluções da espécie aplicadas ao Homem prefiro viver de acordo com as Leis Divinas e obviamente com aquelas que os Homens criam.

4/11/06 14:38  
Blogger Momentos said...

Filipa... que bom ver te por aqui. Já tinha saudades. Deixa lá... eu também tenho andado meio ausente. O tempo não da para tudo. Espero que esteja tudo a correr bem contigo. Sempre que precisares... já sabes... podes contar. Tudo de bom para ti. Beijinhos

14/11/06 18:57  

Enviar um comentário

<< Home